O impacto da embalagem na venda de produtos alimentícios

O impacto da embalagem na venda de produtos alimentícios

julho 16, 2018 | Postado por: admin
embalagem-na-venda-de-produtos-alimentícios


Para o cliente final, o produto e a embalagem confundem-se como um único elemento. Daí a importância de a embalagem estar sempre alinhada com os valores sociais e parâmetros do mercado. Além disso, elas devem estar em consonância com as exigências legais do setor de negócios. No caso dos produtos alimentícios, as embalagens devem seguir rigorosas regras estéticas, nos processos de produção, impressão e qualidade. 

Além disso, é importante passar a mensagem de que seus produtos têm a total capacidade de suprir as necessidades dos consumidores. No caso de produtos alimentícios, essas necessidades seriam saciar a fome, agradar ao paladar, entre muitas outras. 

Esses são só alguns dos motivos pelos quais a embalagem impacta diretamente a venda de produtos alimentícios! Veja outros:

Um caminho para se diferenciar

Foi-se a época em que lançar um bom produto era sinônimo de sucesso. O mercado atual está cada vez mais rigoroso e no setor de produtos alimentícios isso não é diferente. Por um lado, os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes, enquanto por outro a concorrência está cada vez mais acirrada. 

E por falar em concorrência, ela nunca esteve tão acirrada como nos dias de hoje. Por isso, a importância da embalagem como um diferencial para a venda de produtos alimentícios!

As marcas precisam investir em designers cada vez mais criativos e bem elaborados no intuito de se sobressair entre os milhares de opções que o consumidor tem em seu dia a dia. Além disso, as embalagens não podem se descuidar com a segurança, conforto e praticidade e ainda transmitir seus valores e qualidade logo no primeiro contato com o consumidor. 

Diante disso, o investimento em embalagens não pode ser visto como um “luxo”. Devem ser vistos como uma necessidade até mesmo para as pequenas e médias empresas. Marcas que incorporaram elementos de design em suas embalagens, personalizando seus produtos alimentícios, obtiveram bons resultados nos últimos anos. 

Em grande parte porque as embalagens geram valor aos produtos alimentícios. Entre outros fatores, esse diferencial é de vital importância para estabelecer o elo marca/cliente, além de render ótimas oportunidades de mercado. 

A venda de produtos alimentícios

Depois da compra, a embalagem continua a trabalhar a favor da sua marca. Ela está presente no momento em que o consumidor tem a primeira experiência com seus produtos alimentícios. Essa experiência ficará viva em sua memória e pode determinar se ele voltará a consumir seus produtos ou não. Este é o elo que a embalagem estabelece entre cliente e marca. 

Portanto, é muito importante entender a importância da embalagem e os benefícios que ela gera para sua marca. Ela é o componente fundamental de sucesso do produto desde o primeiro momento de sua concepção, passando pelas etapas de distribuição, venda, consumo e experiência do consumidor. 

Agora que você já sabe a real importância da embalagem e impacto nas vendas, deve saber também como escolhê-la. Não é tarefa fácil determinar qual a embalagem adequada para seus produtos alimentícios, principalmente para produtos alimentícios.

Felizmente, existem empresas especializadas no assunto e que tomaram como missão desenvolver essa estratégia para você.

Neste caso, estão atentas não só à legislação vigente, mas também para o acondicionamento e comércio de alimentos, marketing, comunicação, economia e inovação em seu negócio.

Leia também: A importância da embalagem para o sucesso comercial.

Veja outras dicas e artigos no Blog da PRISFood. Nos acompanhe também nas redes sociais em Facebook e Instagram.  



Facebook

Instagram

error: Content is protected !!